Home » , » Cubo Rubik's

Cubo Rubik's

Cubo Rubik's



Historia:

O primeiro protótipo do cubo foi fabricado em Maio de 1974 pelo professor do Departamento de Desenho de Interiores na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados em Budapeste. Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita em si mesmo, no que se refere à geometria. A sua principal função foi para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que, quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.Este prototipo era do estilo 2x2x2. cada uma das 6 faces estava dividida em 9 partes, num total de 24 peças que giravam entre si devido ao mecanismo da peça interior central, oculta no cubo.


Variantes:

Pocket Cube (2x2)


Rubik's Original (3x3)


A Vingança de Rubik's (4x4)


O Cubo do Professor (5x5)



Foram também criados versões 6×6 e 7×7, foram inventados por Panagiotis Verdes e são hoje vendidos pela V-Cubes.

Curiosidades:

* O cubo de Rubik's possui 43.000.000.000.000.000.000 (43 quintiliões) de combinações possíveis diferentes.
* Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.
* Ernő Rubik, inventor deste quebra-cabeça, demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez.
* O Recorde mundial de menor tempo para solucionar o enigma do cubo mágico é de 7.08s conseguido pelo holandês Erik Akkersdijk no campeonato tcheco de 2008.

Blog Archive

Popular Posts

Powered by Blogger.