Home » » Religiões Japonesas

Religiões Japonesas

Hoje vou falar das religiões Japonesas predominantes no Japão, nomeadamente o Xintoísmo e Budism. Muito Japoneses consideram-se tanto Xintoístas como Budistas, o que indica que estas duas religiões não se podem comparar ao Cristianismo e ao Muçulmano, uma vez que estas duas e os seus integrantes andam sempre às “turras”. Para a população japonesa filiação a uma certa religião não quer dizer executar rituais e adorações regularmente. A maior parte visita os templos destas duas religiões em eventos anuais e rituais de passagem de indivíduos.

Nestes eventos anuais encontram-se a primeira visita anual ao templo, festivais dos templos xintoístas e budistas e a visita ao túmulo da família durante o Festival dos Mortos. Nos rituais de passagem de um indivíduo incluem-se a primeira visita ao templo por parte do recém-nascido, o Festival Shichi-Go-San (que consiste na visita ao santuário de rapazes de 3 e 5 anos e de raparigas de 3 e 7), a cerimónia xintoísta de casamento e o funeral budista.

Sabias que…

O Cristianismo chegou ao Japão em 1549 por meio do missionário Cristão, São Francisco Xavier. Este missionário Jesuíta foi o primeiro a chegar ao Japão e causou grande impacto no mesmo. No entanto, a sua missão era deveras difícil uma vez que a maior parte das pessoas já era Budista. O seu fraco conhecimento da língua japonesa tornou a explicação da religião aos japoneses difícil, tendo sido a mesma feita por meio de imagens.

Blog Archive

Popular Posts

Powered by Blogger.